Por crime de abuso de poder nas eleições de 2020, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o mandato do prefeito e vice-prefeito de Monte Alegre (PA), Matheus Almeida (MDB) e Cabo Leonardo (PL), e ainda condenou a pena de 8 anos de inelegibilidade o ex-prefeito Jardel Vasconcelos (MDB).
A decisão do plenário do TSE, com sede em Brasília (DF) saiu na sessão ordinária desta quinta-feira (21). Participaram da sessão os ministros Alexandre de Moraes (presidente), Cármen Lúcia, Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares.
O placar final pela condenação dos 3 políticos foi de 7 a 0, à unanimidade, portanto. A decisão colegiada deverá cumprida logo após a publicação do acórdão.
A sentença de primeiro grau do caso, assinada pelo juiz Thiago Gonçalves Tapajós em novembro de 2021, foi de cassação e suspensão dos direitos políticos por 8 anos do prefeito e vice. Jardel Vasconcelos (MDB), ex-prefeito (2017-2020), outro réu na ação, pegou 8 anos de inelegibilidade.
Fonte : Blog do Jeso