A CARA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Houve pouca variação no índice de confiança das principais instituições do país em 2024, na comparação com o ano anterior, de acordo com os dados da nova edição da pesquisa “A Cara da Democracia”, do Instituto da Democracia (IDDC-INCT). As igrejas seguem na liderança do ranking entre as que tiveram a avaliação testada, com 77% de confiança dos brasileiros em diferentes graus — do total, 39% afirmam “confiar muito” —, enquanto os partidos políticos se mantêm na lanterna — apenas 5% “confiam muito” nas legendas, e outros 45% confiam “mais ou menos” ou “pouco” nelas.
​Movimento semelhante ocorreu com o Congresso, que viu o percentual de brasileiros que dizem não confiar no Legislativo cair de 58%, há seis anos, para os atuais 41%. Esse índice, porém, já foi menor em anos recentes. Em setembro de 2022, os que não confiam no Congresso atingiram o menor patamar (38%) e desde então passaram a oscilar para cima, indicando tendência de alta.
Os que confiam muito nas Forças Armadas, por sua vez, tiveram variação positiva. O indicador registrou recuos seguidos nos últimos anos, em meio à associação do Exército, Marinha e Aeronáutica ao governo de Jair Bolsonaro (PL). O índice passou de 20%, em 2023, para 22%, em alteração na margem de erro.
O Supremo Tribunal Federal (STF), que também registrou alta na desconfiança ao longo do governo Bolsonaro, em meio a ataques do ex-presidente e embates com outros Poderes, desperta “muita confiança” em 15% (eram 14% em 2023), enquanto 45% afirmam confiar “mais ou menos” ou “pouco” na Corte. Já os que não confiam são 37% (eram 36% no ano passado). Esse índice já foi maior, de 43% em 2021.
Já a taxa de desconfiança da Justiça Eleitoral passou de 31% para 32% no ano das eleições municipais, enquanto os que dizem “confiar muito” nessa instituição recuaram de 25% para 23% no mesmo período.
Fonte : O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

“com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil com ela mesma”

Joseph Pulitzer

[SIMPLE_POLL id="492"]
OUTRAS NOTÍCIAS

Desenvolvido Por
Belém Sistemas
(91) 98079-5456