A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado está revisando um projeto de lei nesta terça-feira, 9, que pode trazer de volta a indicação do município e estado nas placas de veículos. Introduzidas há menos de cinco anos, as placas atuais, conhecidas como Placas Mercosul, eliminaram essa especificação. A medida busca alinhar-se aos padrões adotados por países membros do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, com o objetivo principal de dificultar falsificações.
No Brasil, a implementação da Placa de Identificação Veicular (PIV) começou em 2018, tornando-se obrigatória para veículos novos em 2020. Apesar da ausência da cidade de origem nas placas Mercosul, o aplicativo Sinesp Cidadão, uma iniciativa do governo federal, permite a consulta dessa informação, além de verificar a situação de regularidade do automóvel.
Fonte : Economic News
Uma resposta
Sem dúvida uma boa medida, além da identificação ser garantia a toda população identificar origem do carro, ainda poderemos voltar a ter uma prática do estado do Pará que era na placa traseira miniatura das bandeiras do Brasil e do Pará.