Neste sábado (23), a Fundação Hemopa deu início às atividades da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue nas cidades do interior do estado, e segue até o dia 30 de novembro. As unidades da hemorrede em Santarém, Altamira, Castanhal, Marabá e Capanema organizam programações exclusivas para homenagear os doadores e reforçar a importância desse gesto de solidariedade que salva vidas.
O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a relevância da data e o esforço conjunto da hemorrede para promover a doação de sangue em todo o estado. “Toda a hemorrede do Pará está sintonizada nessa bela campanha do dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue. Todos nós estamos mobilizados para que possamos realizar essas campanhas, não só nas nossas oito unidades espalhadas pelo interior do Estado, mas em diversos municípios onde existe cada vez mais o comprometimento da população nessa causa da doação de sangue. Isso é muito importante, estamos difundindo a importância da doação de sangue e a regularidade para que possamos manter o nosso estoque em dias e atender todas as demandas transfusionais, não só na região metropolitana, mas em todo o Pará,” afirmou.
No Hemocentro de Santarém, a programação principal será realizada no dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, com atividades a partir das 8h. A Banda da Polícia Militar abrirá o evento, seguida de uma apresentação musical com Pedro e Seus Teclados, doador fidelizado da unidade. Durante a manhã, das 9h às 12h, serão oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de atividades de beleza e estética, incluindo corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem e massagem. A arteterapia também será destaque, com uma oficina para confecção de biojoias. À tarde, das 16h às 17h, o público será agraciado com apresentações de dança realizadas pelo casal folclórico da Secretaria de Cultura de Santarém e pelo Comendador da Dança, vindo de Manaus. A programação será marcada por momentos de acolhimento e agradecimento aos doadores.
No Hemonúcleo de Altamira, a celebração ocorre no dia 25 de novembro, com início às 8h. Os doadores serão recebidos com um café especial, entrega de camisetas simbólicas e uma apresentação musical da banda do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51 BIS). O evento será uma oportunidade para reforçar o compromisso com a solidariedade e valorizar os doadores que fazem a diferença.
No Hemocentro de Castanhal, a programação começou no dia 23 de novembro, com o “Sábado Solidário”, que incluiu a abertura da campanha interna e uma palestra de captação na Escola Grau Técnico Castanhal. As atividades seguem ao longo da semana, com destaque para o dia 25 de novembro, quando serão realizadas atrações culturais, lanche especial, serviço de massoterapia, entrega de kits educativos e o tradicional parabéns aos doadores, com corte de bolo. Entre os dias 26 e 29 de novembro, o Hemocentro realiza atividades das 7h às 13h, com lanche especial, entrega de kits educativos e serviços de massoterapia no dia 29. O encerramento ocorre no dia 30 de novembro, com o “Sábado Solidário”, das 7h às 17h, incluindo atrações culturais, lanche especial e acolhimento de caravanas solidárias.
No Hemocentro de Marabá, a campanha começou no dia 23 de novembro, com o “Sábado Solidário”, das 7h às 17h, que incluiu uma cerimônia de abertura, café da manhã especial, distribuição de brindes e picolés, com a participação da Igreja Adventista do Sétimo Dia e da empresa Sinobras. No dia 25 de novembro, as atividades acontecem das 7h às 13h, com cerimônia oficial, atrações culturais, lanche especial, entrega de brindes e o tradicional bolo e parabéns aos doadores. De 26 a 29 de novembro, as ações continuam, com lanches especiais e entrega de brindes aos doadores, das 7h às 13h. O encerramento será no dia 30 de novembro, das 7h às 17h, com músicas, lanche especial e participação de caravanas solidárias, incluindo a de Brejo Grande do Araguaia.
No Hemonúcleo de Capanema (Henca), a programação começou nos dias 23 e 24 de novembro com uma campanha externa realizada no município de Salinópolis, na Escola Cecília de Nazaré. De 25 a 29 de novembro, as atividades ocorrem internamente no Henca, das 7h às 12h40, com entrega de camisas aos doadores como forma de agradecimento.
Ao longo da programação em todas as unidades, os doadores também serão agraciados com pequenos gestos simbólicos de gratidão e brindes organizados em parceria com apoiadores locais.
Fonte : Agência Pará